"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

18/02/15

A Gravidez na Adolescência: texto de opinião


Uma gravidez na adolescência é uma responsabilidade demasiado pesada, por isso, penso que os jovens não devem ter pressa de iniciar uma vida sexual e, caso o façam, devem ser conscientes e responsáveis.
Mas...e se acontecer? Acredito que, nesse caso, a responsabilidade é dos dois, quer do rapaz, quer da rapariga. Antes de tudo, deverá haver respeito, pois o respeito é a base de qualquer relação saudável.
Se decidirem ter o bebé, têm de arcar com todas as consequências e criar o recém-nascido, não podendo esquivar-se das suas responsabilidades. Nenhum dos dois pode estar ausente, nesse momento especial e importantíssimo.
Mas como acontece uma gravidez indesejada, se existe tanta informação? Na verdade, as causas são várias, muitos adolescentes não se informam e ponto final! Há ainda a falsa crença de que " a mim não me acontece", mas estão enganadas, a gravidez pode acontecer a qualquer uma e só há duas maneiras de o evitar: não ter relações sexuais ou prevenir-se. É necessário ter precauções especiais, quando se inicia uma vida sexual: usar o preservativo ou outros meios contracetivos, porém o preservativo é o único que nos pode proteger de doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, sou de opinião que devemos ter sexo seguro, usando o preservativo.
E quando há violência? Infelizmente, isso também acontece e pode resultar numa gravidez. Nesse caso, a rapariga pode optar entre assumir o bebé ou abortar.
Posso ainda referir que uma gravidez na adolescência nos pode trazer muitos sentimentos controversos, como a raiva, a tristeza, a frustração, pois é difícil lidar com isso, lidar, muitas vezes, até com o sentimento de culpa e baixa autoestima.
Em qualquer situação, decidir abortar ou prosseguir com a gravidez traz consequências e o casal tem de enfrentá-las com alguma maturidade e não é fácil fazê-lo.
Falar com os pais ou outros familiares, falar com o parceiro e os amigos pode ajudar, mas nem sempre a jovem grávida encontra apoio.
Para terminar, recordo que há consequências irreversíveis: por vezes, há que abandonar a escola, pensar no bebé,  cuidar dele, abandonar os nossos projetos e criar um pequeno ser, totalmente dependente.

Gerson, 7ºD


09/02/15

A importância da Leitura

Foi muito interessante ver como a partir de um modelo, os alunos conseguiram planificar e redigir com relativa facilidade e correção, um texto argumentativo/de opinião.
Coletivamente, levei-os a elaborar uma planificação sobre a importância da internet nos nossos dias. De seguida, com um tema diferente, organizaram o seu próprio plano.
Eis um exemplo, elaborado pelo Rafael do 7ºC:

Introdução: 
Na minha opinião é importante ler:
permite-nos aprender;
permite-nos "viajar" sem sair do lugar;
enriquece-nos a nível cultural;
leva-nos a conhecer autores.

Desenvolvimento:

Aprender: novo vocabulário, escrever corretamente, conhecimentos, a ser criativo,
"Viajar" : conhecer outros lugares e pessoas, imaginar, sentir, saber outras tradições e costumes
Cultura: aprender e melhorar, partindo de leituras diversas: manuais escolares e/ou de entretenimento,
Autores: maneira de escrever de cada autor, curiosidade em pesquisar sobre biografias

Conclusão:

Em síntese: ler é fundamental, para melhorar as nossas capacidades, ser mais culto, criativo e viver novas experiências.


Depois de elaborado o Plano, escrever o texto tornou-se muito mais fácil:

Na minha opinião, ler é muito importante pois permite-nos aprender imensas coisas, tais como enriquecimento do nosso vocabulário e técnicas de escrita.
Posso referir ainda que "ler é como viajar sem sair do lugar", já que ao ler somos levados para outros lugares, somos convidados a conhecer pessoas, conhecer outras culturas, tradições e costumes. Considero que ler nos permite "viajar" num mundo da imaginação.
A meu ver, a leitura permite-nos ainda ser melhores alunos, já que também há livros para estudar, nomeadamente os manuais da escola.
Ademais, podemos conhecer a maneira de escrever de cada autor, por vezes, sentindo-nos impulsionados para a pesquisa de biografias, quando a leitura nos desperta a curiosidade.
Posso concluir que ler é algo tão valioso e precioso como um tesouro, pois a leitura faz parte da nossa vida e permite-nos ser mais cultos, criativos, viver experiências únicas e fantásticas, melhorar as nossas capacidades...Ler é fundamental.

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas