"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

Vamos conhecer a nossa Língua!

O Verbo

O verbo é uma palavra que exprime ações, estados e qualidades. É a palavra mais varíável, pois varia em pessoa, tempo, modo, número e voz.

As Subclasses do Verbo:

Os verbos agrupam-se em três subclasses:

•Verbos intransitivos- os que têm o sentido completo. A ação não transita para além deles.

Exemplo: As crianças brincam.


•Verbos transitivos:


•Diretos- precisam, geralmente, de um complemento direto para completar o seu sentido.


Exemplo: A criança lê uma história.


•Indiretos- precisam, geralmente, de um complemento indireto para completar o seu sentido.


Exemplo: A professora sorri aos alunos.






As Conjugações



Ao conjunto organizado de todas as formas verbais dá- -se o nome de CONJUGAÇÕES. Na Língua Portuguesa existem três conjugações.


•1ªconjugação: de tema em –a (dançar, falar…)
2ªconjugação: de tema em –e (comer, fazer…)
3ºconjugação: de tema em –i (partir, fugir…)




EXCEÇÃO: o verbo PÔR e todos os verbos formados a partir dele ( dispor, repor, compor…) pertencem à 2ªCONJUGAÇÃO, porque em latim se escrevia ponere e, portanto, a vogal temática era –e

O tema do verbo encontra-se retirando o R final do infinitivo. A última vogal do tema é a vogal temática.
Estudar : a- vogal temática
Escrever : e- vogal temática
Partir : i- vogal temática






Flexão em Pessoa e número:





Eu -1ª pessoa
Tu- 2ª pessoa
Ele/ ela -3ª pessoa
Nós – 1ª pessoa
Vós- 2ª pessoa
Eles /elas- 3ª pessoa


Os Modos:


Indicativo- a pessoa que fala encara a acção como real.
Conjuntivo- a pessoa que fala encara a acção como uma possibilidade.
Condicional-a pessoa que fala encara aquilo que diz como uma hipótese que depende de uma condição.
Imperativo-a pessoa que fala dá uma ordem, faz um pedido.
Infinitivo- exprime a ideia geral do verbo.

Ana Patrícia Lima, in "Português para Todos"


Ficha de trabalho sobre o Adjetivo:

1. Encontra um adjetivo adequado para caracterizar cada um dos nomes que se seguem:



a) jardim _______________               
b) boneca ______________ 
c) flor __________________               
d) janela__________________
e) casa___________________

O Adjetivo: Flexão em grau:



2. Sublinha os adjetivos presentes nas frases que se seguem e, depois,  indica o grau em que se encontram os adjectivos sublinhados:


  1. Aquele lenço é vermelho.

  2. Esta porta é tão larga como aquela.




  1. O Filipe é o aluno menos estudioso da turma.

  2. O teu vestido é lindíssimo.




  1. Este filme é menos interessante do que o que tu viste ontem.

  2. A Rita é a mais nova das irmãs.




  1. Este computador é mais antigo do que o meu.

  2. A noite, hoje, está muito agradável.



3. Identifica o grau em que se encontra o adjetivo da seguinte frase:

As rosas são mais lindas do que os cravos.

__________________________________



4. Transforma a frase, empregando o adjetivo nos graus que se seguem:



a) comparativo de igualdade.

____________________________________

b) superlativo relativo de superioridade.


____________________________________

Tempos e modos verbais

O Modo Indicativo é o modo da realidade, das certezas, em relação ao presente, passado e futuro.



O Presente do Indicativo refere factos actuais:


Ex: Faço, ponho, dou…

O Pretérito Perfeito traduz uma acção pontual passada; (usa mentalmente a expressão “Ontem, eu…”; não te esqueças de confirmar se a terminação da 2ªpessoa do singular é –ste

Ex: Fiz/fizeste; Pus/puseste; dei/ deste..


 O Pretérito Imperfeito pode traduzir uma acção que durava ou era habitual; (usa mentalmente a expressão: “antigamente, eu…” para colocar o verbo nesse tempo.

Ex: fazia, punha, dava...



 O Pretérito mais-que-perfeito só se usa para traduzir uma acção anterior a outra, também passada e o tempo simples pertence a um nível da língua cuidado. A sua terminação é sempre- ra

Ex: fizera; pusera, dera...


 O Futuro usa-se para exprimir uma acção posterior ao momento da fala ou da escrita. A terminação é em- rão

Ex: farão, porão, darão...

O Modo Conjuntivo exprime, não a realidade, mas a possibilidade, o desejo ou a dúvida e normalmente integra uma oração subordinada.

Para colocares o verbo no Presente do Conjuntivo, usa mentalmente a expressão “queres que eu hoje…” e colocarás o verbo nesse tempo.

Ex: faça, ponha, dê…

  O Pretérito Imperfeito do Conjuntivo escreve-se sempre com ss e encontra-lo se mentalmente, usares a expressão “se eu ontem…”

Ex: fizesse, pusesse, desse…

 O Futuro do Conjuntivo coloca a acção como muito provável, ou com valor condicional. Se mentalmente, usares a expressão:”quando eu…” transporás o verbo para esse tempo.

Ex: fizer, puser, der…


 O Modo Imperativo é usado para formular um pedido ou dar uma ordem.

Só possui duas pessoas verbais (Tu/vós) e vai buscar ao Presente do Conjuntivo as pessoas verbais que não possui: Faça/Façam/Façamos/

Ex: Faz/Põe/Dá!


 O Modo Condicional é usado para traduzir a possibilidade de realização de uma acção sob condição, concretizada ou não.
Reconhece-lo facilmente pela terminação: ria

Ex: faria/daria/diria
________________________________________________________

Conjugação Pronominal


1. Deixei a camisola em casa da Rita. Vou lá ___________ (buscar)
2. O nosso carro avariou. O mecânico vai ____________ (reparar) amanhã.
3. A Anita fez caretas à sopa, mas __________ (comer) toda.
4. Encontrei um livro no corredor da escola e _____________ (entregar) à funcionária.
5. Estas garrafas estão vazias. Vou ____________ (levar) ao vidrão.
6. Os alunos do 8º ano escreveram lindos poemas. Agora vão __________ (traduzir) para Inglês e Francês.
7. Não deixes os livros espalhados pela sala. Antes de saires, ___________(arrumar) no seu lugar.
8. A minha irmã comprou uma saia muito linda. Vai __________ (estrear) no domingo.
9. O João trouxe muitos trabalhos de casa. ___________ (fazer) logo, quando chegou a casa.
10. Amanhã a Cátia e o Luís vão a Lisboa ver um grande amigo. __________________(visitar) logo que chegarem.


__________________________________________________________


1. Reescreve as frases, substituindo as palavras destacadas pelas formas pronominais adequadas.

a) Receberam o teste?
b) Podes contar uma anedota?
c) Fizeste o trabalho?
d) Ponham os livros aí.
e) Demos uma prenda à Rita.
f) O Pedro fez a corrida.
g) Põe a caneta na mesa.
h) A mãe contou uma história à filha.
ï) Farei o exame amanhã.
j) Pediria apontamentos se precisasse.
k) Vou dizer a verdade à Maria.
l) Reconhecerão o teu sorriso.
m) A Maria porá a mesa.
n) Não deixes o livro no sofá.
o) Leiam este conto.
p) Vamos ver o filme agora.
q) A Marta não comprou um carro novo.
r) Eles não encontraram os amigos.
s) A Rosa viu os tios ontem.
t) Ele não enviou a carta à Maria.

2. Faz segundo o exemplo:
Nós abraçámo-nos (abraçar-se).


a) Nós ____________ (queixar-se).
b) Nós _______________ (aperceber-se),
c) Ele _______________(erguer-se).
d) Nós não ________________ (enganar-se).
e) A menina ________________(calçar-se) depressa.
f) Nós ______________ (pentear-se).
g) Eu e o Hugo ___________________ (divertir-se) muito na festa.
h) Nós _________________(registar-se),
i) Elas ________________ (despachar-se).



"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas